Jazz em português: 13 discos indispensáveis

Principais artistas de portuguese jazz

Na era do swing, big bands passaram a ser mais baseadas em arranjos musicais — os arranjos foram tanto escritos como aprendidos de ouvido e memorizados (muitos músicos de jazz não liam partituras). Mais tarde no bebop, o foco mudou para os grupos menores e arranjos mínimos; a melodia (conhecida como “head”) era indicada brevemente no início e ao término da música, e o âmago da performance era uma série de improvisações no meio. Dependendo do humor e da experiência pessoal do intérprete, interações com músicos companheiros, ou mesmo membros do público, um intérprete ou músico de jazz pode alterar melodias, harmonias ou fórmulas de compasso da maneira que achar melhor. No Dixieland Jazz, os músicos revezavam tocando a melodia, enquanto outros improvisavam contra melodias. A música clássica da Europa tem sido conhecida como um meio para o compositor.

Além disso, a popularização do rádio também ajudou que o estilo ficasse mundialmente conhecido. A música pode ser interpretada por um solista ou por bandas formadas por trios, quartetos e até big bands de vários integrantes. Por não obedecer a uma estrutura de melodia combinada a um refrão, como a música pop, o jazz acaba não sendo um gênero de grande apelo popular.

Jazz Português

Swing

Grande parte dos escravos vieram do oeste da África e trouxeram fortes tradições da música tribal.6 Em 1774 um visitante os descreveu, dançando ao som do banjo de 4 cordas e cantando “a música maluca”, satirizando a maneira com que eram tratados. Uma década mais tarde Thomas Jefferson similarmente notou “o banjar, que foi trazido da distante África”. Foi feita de cabaça, como a bânia senegalesa ou como a akonting do África Ocidental.

Jazz Português

Olhando em retrospectiva, percebemos que o jazz português tem vivido tempos riquíssimos nestas duas décadas do século XXI. Entre nomes consagrados e jovens revelações, são muitos os músicos que têm definido a história do jazz nacional ao longo destes últimos anos, apresentando músicas originais e inesquecíveis, e muitos deles conquistando também atenção internacional. Aqui fica uma selecção – inevitavelmente pessoal – de 20 discos que têm marcado a cena jazz portuguesa contemporânea. O seu opus mais recente é Brightbird (2017), em trio com o contrabaixista Mário Franco e o baterista suíço Samuel Rohrer, preenchido com música depurada, aérea e lírica, daquela que qualquer aragem faz levitar. Na sua discografia contam-se também dois excelentes registos de piano solo, Memórias de Quem e White Works, o primeiro com influências de música sefardita, o segundo dedicado a composições do contrabaixista Carlos Bica, que tem sido seu cúmplice em diversos projectos.

Era tocado nas rádios e ajudou no fortalecimento das orquestras conhecidas como big bands. Como vimos, o jazz surgiu de outros ritmos musicais, levados para os Estados Unidos pelas pessoas africanas escravizadas. Naquela época, era comum que os trabalhadores das plantações encontrassem refúgio e consolo coletivo na música.

  • A partir dos anos 60 o jazz começa a mesclar-se com outros ritmos, principalmente o rock.
  • Nova Orleans, que no final do século XIX englobava uma mistura de raças, é conhecida como berço do jazz.
  • O Vamping também é usado como uma maneira simples de estender o começo ou fim de uma música.
  • O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa (DPLP) é um dicionário online de português.
  • Jelly Roll Morton gravou com os New Orleans Rhythm Kings, e em 1926 formou os Red Hot Peppers.

Atividades de História

Este eclectismo convergiu em Nascem da Terra (2013), disco em trio com o contrabaixista António Quintino e o baterista Joel Silva (mais o colorido pontual do violoncelo de Raquel Merrelho) e feito de melodias límpidas e cuidadosamente torneadas e dominado por uma atmosfera solene e elegíaca. Ainda mais fora do âmbito do jazz fica Poesia Homónima, um álbum em que o piano se alia à voz de Júlio Machado Vaz lendo poemas de Eugénio de Andrade e Gonçalo M. Tavares. Além de carreira na pop (fez parte dos Repórter Estrábico e dos Três Tristes Tigres), tem dois discos de jazz em seu nome, Valsa para a Terri e Nirvanix, e fez parte do Tríotono e do Quarteto Cine Qua Non, com João Paulo (em acordeão), Afonso Pais e Mário Franco.

Ao longo de sua história, o Jazz evoluiu e se adaptou às mudanças sociais e culturais, dando origem a uma infinidade de subgêneros e influenciando gerações de músicos. Seja você um fã de longa data do Jazz ou alguém que está apenas começando a explorar esse estilo musical, o Jazz certamente continuará a encantar e inspirar por muitos anos. O Jazz é um gênero musical que surgiu no início do século XX nos Estados Unidos, mais precisamente em Nova Orleans.

O mais comum em uma interpretação de jazz é a presença de um instrumento solista, como um trompete, por exemplo, acompanhado da chamada seção rítmica (bateria, baixo e contrabaixo) e dos instrumentos harmônicos (piano, guitarra). Tendo como berço a cultura afro-americana, o jazz possui ritmo não linear e sua maior marca é a improvisação. Na década de 1940, o Jazz passou por uma nova transformação com o surgimento do Bebop. Esse subgênero, liderado por músicos como Charlie Parker e Dizzy Gillespie, trouxe uma abordagem mais complexa e virtuosística para o Jazz, com improvisações rápidas e harmonias sofisticadas. Em algumas composições modernas de jazz, onde os acordes fundamentais da composição são complexos ou de mudança rápida, o compositor ou o intérprete podem criar uma série de “blowing changes”, que é uma série de acordes simplificada, melhor aplicada em comping e no improviso solo.

Sua carreira acabou abruptamente em 1907, antes que ele gravasse, até então não se sabe ao certo o seu estilo. Suas apresentações nos desfiles e danças de Nova Orleães parecem ter sido exemplos iniciais do improviso no jazz. As origens do blues não estão registradas em documentos, entretanto, elas podem ser vistas como contemporâneas dos negro spirituals. Paul Oliver chamou a atenção à similaridade dos instrumentos, música e função social dos griôs da savana do oeste africano, sob influência Islâmica. Ele notou estudos mostrando a complexidade rítmica da orquestra de tambores da costa da floresta temperada, que sobreviveram relativamente intacta no Haiti e outras partes do oeste das Índias mas não era farta nos Estados Unidos. Ele sugeriu que a música de cordas do interior sudanês se adaptou melhor com a música popular e baladas narrativas, dos ingleses e dos donos de escravos scots-irish e influenciaram tanto o jazz como o blues.

Dentre eles, citamos Hermeto Pascoal, Djalma de Andrade (o Bola Sete), Laurindo de Almeida, Heraldo do Monte e Romero Lubambo. Mistura do jazz estadunidense com ritmos jacc records latino-americanos como o samba, a salsa, o mambo e o merengue. O termo jazz foi usado pela primeira vez no jornal San Francisco Bulletin em março de 1913, para se referir ao tipo de música tocada por uma orquestra do exército. Já em 1917, saiu o primeiro disco autointitulado como jazz, da Original Dixieland Band. O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa (DPLP) é um dicionário online de português.